O Surya Namaskar é uma sequência de flexões e extensões. Inicia-se memorizando os asanas e depois sincronizando com as inspirações e exalações. Quando se eleva a cabeça, os braços ou tronco inspira-se, e quando baixamos o tronco, os braços ou a cabeça, exala-se.
À hora ideal para a prática é ao nascer ou ao pôr-do-sol, de preferência ao ar livre, se não estiver frio, de frente para o sol, sentindo seu calor e sua luz impregnando todo o ser.
Passo-a passo da Saudação ao Sol:
Tadasana:
De pé, com os pés e dedos espalhados paralelos ao chão, calcanhares juntos ou um pouco afastados, pernas unidas, joelhos e músculos da coxa contraídos, quadril encaixado, contraindo a região do baixo ventre, ombros para trás, queixo levemente em direção ao peito, topo da cabeça paralela ao teto, braços e mãos paralelos ao corpo, firmes e ativos.
Úrdhva hastásana:
Inspirando, flexionando levemente os joelhos, eleva-se as mãos, juntando-as acima da cabeça, olhando levemente para cima.
Uttanasana:
Expirando, descemos, flexionando levemente os joelhos, cabeça em direção ao joelho, cabeça solta entre os braços. Inspirando tracionamos à coluna, alongando, topo da cabeça paralela a parede. Expirando descemos novamente.
Asva sañchalanasana:
Postura do corredor, pé esquerdo fica a frente, direiro para trás, joelho esquerdo paralelo aos ombros e pé, mãos na lateral do pé que está a frente, topo da cabeça paralelo a parede, coluna tracionada e ombros para trás.
Chaturanga dandasana:
Postura do bastão, inspirando, sempre com os bandhas ativados, em quatro apoios, mãos ao lado do peito com os dedos apontados para frente, cotovelos rente ao corpo, expirando vai descendo levemente todo o corpo ao chão.
Urdhvamukha svanasana:
Postura do cachorro olhando para cima, em quatro apoios, com os braços esticados, tronco para frente, cabeça voltada para cima.
Adhomukha svanasana:
Postura do cachorro olhando para baixo, braços e pernas esticados, cabeça entra os braços, coxis em direção ao teto, olhando no umbigo, ficando nesta postura por umas cinco respirações.
Voltando em uttanasana, tracionando a colunas, soltando o ar e relaxando, deixando a cabeça relaxada, respirando e subindo o tronco inspirando em urdhva hastasana, e descendo expirando com as mãos em frente ao peito em tadasana.
Fechar um pouco os olhos e sentir como está sua respiração e o calor interno do seu corpo.
Uma pessoa muito mental e introspectiva pode se reequilibrar fazendo o Surya Namaskar mais rápido. Uma pessoa muito ativa e agitada pode se reequilibrar praticando-o mais lentamente.
O objetivo da prática é a liberdade, seja livre para adaptar a prática de acordo com as condições de cada ser.
Derci Wotmeyer